Carnaval de Paz em Visconde de Mauá
- walter360
- 2 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de dez. de 2023

No alto da Serra da Mantiqueira, a região de Visconde de Mauá, interior do Estado do Rio de Janeiro é o destino perfeito para quem busca tranquilidade no carnaval. Próxima as fronteiras dos estados do Rio, São Paulo e Minas o trajeto leva pouco mais de três horas viajando de carro a partir da capital carioca e cerca de quatro horas saindo da capital paulista. Escolha bem os dias e horários da viagem, para evitar os congestionamentos típicos dos feriados.
Diferente dos destinos mais badalados do carnaval, Visconde de Mauá é para os que vão em busca de romance, aproveitar a natureza, ter tranquilidade, curtir uma boa gastronomia, artesanato e aventuras! A região não conta com uma programação oficial de carnaval, mas pequenos blocos, festinhas e feiras costumam acontecer. Fique ligado no nosso site para saber o que vai rolar durante o carnaval!
Visconde de Mauá é dividido em três vilas: Mauá, Maringá e Maromba. O clima, nas três, é de paz e amor, graças ao legado da cultura hippie que chegou a região na década de 70 e a proximidade com a natureza exuberante. Mas em termos de estrutura e acesso, há diferenças que podem ajudar a escolher onde passar seu carnaval. Confira as características de cada uma delas:
Visconde de Mauá
Primeira cidade a dar as caras na serra é a Vila de Visconde Mauá que oferece maior estrutura para o viajante. São diversas opções de hotéis, pousadas, restaurantes e comércios em geral, além de ser a sede de serviços como correios, posto de saúde e polícia. Ideal para quem prefere a comodidade de ter tudo à mão. Não costuma ter um movimento específico de carnaval.
Maringá
Cinco quilômetros depois, por uma estrada sinuosa, porém asfaltada, está a segunda vila, a Vila de Maringá, que se destaca principalmente pelas hospedagens confortáveis e restaurantes da melhor qualidade. Por ali, não deixe de passear a pé pela vila e intercalar lojinhas de artesanato e moda com as delicatessen de primeira classe. Durante o carnaval, acontecem pequenos blocos familiares muito animados.
Maromba
Mais 3 quilômetros, com trechos de estrada de terra, fica a última das três vilas, a Vila da Maromba. Ali, o destaque não é a estrutura, já que os hotéis são do tipo simples e confortável e os restaurantes substituem o requinte pelo delicioso tempero caseiro. Na Maromba o importante é a beleza natural, não faltam cachoeiras no entorno, para mergulhar quando o tempo estiver quente, ou para apreciar, nos dias mais friozinhos. Com um clima totalmente alternativo ao passear pela rua, não deixe de conhecer o artesanato local. Em feriados como o carnaval, costumam ocorrer festas noturnas um pouco mais badaladas. Vale conferir!
Para explorar Visconde de Mauá ao máximo durante o carnaval, a dica é escolher uma vila como base, mas se programar para conhecer as outras. Cada uma com seu estilo possuem espaços de beleza únicos que valem ser apreciados. Bom carnaval!